Hola a todos! Aqui estamos nós, na cidade de Cusco, coracao da civilizacao inca. Chegamos hoje de madrugada, depois de 9 horas de ônibus. Confesso que a viagem foi um tanto tensa: ligaram a calefacao (nao gosto muito daquele ar quente e seco) no máximo e até para nós que vivemos em Teresina pareceu insuportável. No meio da noite nos demos conta do quanto a calefacao, apesar de incômoda, era indispensável: nossa janela estava simplesmente congelada!
Vinha eu divagando nesta viagem, esperando que o tempo passasse logo e dei-me conta do quanto é recorrente no nosso vocabulário, desde que chegamos aqui, a palavra aclimatacao. Desde o início da viagem, esta é uma das nossas maiores preocupacoes, tendo em vista que as cidades que visitaremos estao, em sua maioria, a mais de 3 mil metros. Percebi também que aqui, mais do que a necessidade de aclimatar-se à altitude, há a constante necessidade de aclimatacao aos costumes deste país. A forca da cultura inca é incrível, para todos os lados há resquícios dela e aqui em Cusco, que por sinal é uma cidade lindíssima, ela se faz ainda mais presente. A maioria dos letreiros está escrito em espanhol e em quéchua, língua originária dos Andes. As pessoas andam em trajes típicos, as mulheres estao sempre em volta de tecidos nas mais variadas cores, em sua maioria carregando nas costas uma crianca envolta em uma espécie de saco.
Outra coisa tipicamente peruana é o trânsito simplesmente caótico, a confusao de pessoas e de carros estranhos nas ruas nos dá sempre a impressao que estamos na Índia.
Enfim, estamos nos aclimatando à altitude, às pessoas, aos costumes, aos aromas, à explosao de cores e ao trânsito. Bom, sentimos um pouco a forca dos 3.300 metros de altitude ao chegarmos a Cusco: o coracao acelera, a respiracao fica ofegante e tudo parece mais cansativo. Mas nada que algumas folhas de coca, muita água e uma boa noite de sono nao resolvam. E é isso que vou fazer: buenas noches a todos!
P.S: Estamos amando a cidade, tudo é muito lindo mesmo!
P.P.S: Amanha faremos um city-tour a algumas ruínas incas que estao mais perto de Cusco e â noite seguimos para o Vale Sagrado, de onde sairemos para Machu Picchu.
martes, 30 de junio de 2009
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario