lunes, 21 de junio de 2010

Agora quem dá a bola é o Santos. O Santos é o novo campeão!






Hola, amigos!

Primeiramente gostaria de dizer da tremenda coincidência que temos passado no que se refere às nossas viagens e às eleições presidenciais nos países. No começo do ano, quando fomos ao Chile e Argentina, estávamos em Santiago em pleno segundo turno das eleições vencidas pelo Piñera. Chateação no que se refere a comércios fechados e mudanças de planos. Anteontem passamos o mesmo aqui em Bogotá: segundo turno das eleições, vencidas pelo Juan Manuel Santos. Mas dessa vez o prejuízo não foi tão grande, fora o fato da Lei Seca, desde sexta-feira, que em nada nos atrapalhou (já que não bebemos). Nesse ponto, destaque pra quantidade de policiais e integrantes do exército nas ruas para garantir a tranquilidade do pleito e para a rapidez com que foi duvulgado o resultado (às 16:30 já ouvimos no rádio que Santos era o novo presidente eleito).

Clima de Bogotá: fala-se que aqui o clima é de eterna primavera. De fato, apesar de estar muito próximo à linha do Equador, devido à altitude (2650 m), a cidade tem um clima muito agradável, na média de 14 graus. Temos pego alguns dias de chuva, mas felizmente hoje pela manhã o tempo abriu e pudemos visitar o Cerro de Monserrate, montanha de 3150 metros ao leste de Bogotá, bem próxima de nosso hotel. Não só a vista de lá é muito bonita como ainda há muitas flores e plantas por todo o topo do cerro, além de uma Igreja na qual, inclusive, ocorria uma missa.

Falando em Igreja, ontem fomos ao que é considerada a primeira maravilha da Colômbia. Trata-se da Catedral de Sal, que fica no município de Zipaquirá, a 48 km de Bogotá. Construída em uma mina de sal, que funcionou por quase 200 anos, até o início da década de 90, hoje desativada, a Catedral foi toda feita dentro dos túneis, o que lhe dá uma beleza indescritível, que só estando lá pra crer.

De lá fomos ver o jogo Brasil X Costa do Marfim em um restaurante muito conhecido daqui, o Andrés Carne de Res. É uma experiência incrível estar naquele local, de decoração kitsch, cheio de penduricalhos por todos os cantos, uma verdadeira "confusão visual". Atores vão às mesas vestidos de personagens, fazendo as mais engraçadas interpretações. Ontem, eles faziam alusões à Copa e às eleições.

Hoje visitamos ainda o parque principal da cidade, o Simon Bolívar, muito agradável, e o Jardim Botânico, que tem rosas maravilhosas, o que não poderia ser de menos, afinal são conhecidas as rosas colombianas.

Amanhã zarpamos pra Quito, mas já ficando com saudades de Bogotá. Esperamos voltar em breve, para conhecer mais desse país maravilhoso, tão ainda desconhecido dos brasileiros.

No hay comentarios:

Publicar un comentario